Fazer compras, transações bancárias e empréstimos ficou muito mais fácil e rápido através da internet. Entretanto, a inovação da era digital trouxe também uma onda de fraudes.

Uma fraude é um golpe praticado por uma pessoa, que busca tirar vantagem sobre a vítima, ou seja, a pessoa engana alguém ou alguma instituição a fim de obter ganho financeiro.

Com a pandemia do coronavírus em 2020, o número de pessoas fazendo transações online aumentou bastante. O comércio eletrônico, por exemplo, subiu 47% no primeiro semestre do ano. Porém, é preciso ficar atento para não cair em golpes, que estão cada vez mais sofisticados.

Boletos falsos

O número de quadrilhas especializadas em interceptar transações online e substituir os boletos originais por falsos está crescendo, fazendo com que o dinheiro pago pela vítima seja depositado na conta do golpista.

Em um boleto verdadeiro, os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco que emitiu o boleto. Se ele não for o mesmo código do banco informado no boleto, pode ser um golpe.

Sempre se certifique que a origem do boleto é confiável. Erros de português são bem comuns de aparecer em boletos falsos.

Verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você está pagando.

O valor do boleto aparece em dois lugares: nos dígitos finais do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso haja alguma diferença, desconfie.

Outro sinal de alerta é constar um valor diferente em uma cobrança que costuma ter um valor fixo.

Remetente do e-mail e endereço do site

Ao receber mensagens através do seu e-mail, confira o endereço de e-mail do remetente e não se deixe levar pelo nome que aparece ou pelo texto do assunto.

Para encontrar o endereço de e-mail do remetente, pode ser necessário clicar sobre o nome de quem enviou a mensagem

Sempre que tiver dúvida, entre em contato com a pessoa que enviou a mensagem, preferencialmente através de outro canal de comunicação, como por exemplo o Whatsapp ou telefone, e confirme se ela realmente enviou aquele e-mail.

Tenha atenção ao endereço do site que você acessa, pois existem casos onde os golpistas conseguem posicionar páginas falsas nos primeiros resultados de buscadores como o Google. Assim, você pode navegar em uma página “pirata” achando que está em um site legítimo.

Um sinal que ajuda a verificar a autenticidade é quando o site tem o ícone do cadeado fechado ao lado esquerdo da barra de endereço do navegador.

O ícone do cadeado e o “https” no início do endereço do site dão maior segurança.

Empréstimo online

A contratação de empréstimo online exige atenção em relação ao tipo de modalidade e as condições que estão sendo ofertadas.

Durante a busca pelo crédito, jamais efetue pagamentos prévios pela contratação de um empréstimo e desconfie se a oferta estiver muito fora da média de mercado.

Fraudadores entram em contato com o cliente e pedem dinheiro antecipado, um depósito ou sinal, em troca da liberação do crédito solicitado. Empresas sérias nunca fazem isso.

Protegendo seus dados

O consumidor precisa ter cuidado ao expor seus dados pessoais na internet, além de se atentar em quais páginas da web ele está fornecendo esses dados.

Leia a política de privacidade do site que está visitando, assim você conhecerá as medidas de segurança que são tomadas pela empresa com relação aos seus dados.

Quanto mais confiante você estiver com a presença digital de uma empresa, mais protegido você estará e mais segura será sua transação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *