Um bom score de crédito pode trazer alguns benefícios como, por exemplo, obter juros reduzidos na hora de obter um empréstimo ou financiamento.

Pagar todas as contas em dia pode gerar muito mais benefícios do que normalmente se imagina. Descubra aqui quais são as vantagens.

Mas afinal, o que é score de crédito?

É uma pontuação utilizada para analisar a capacidade de pagamento de uma pessoa ou empresa.

O score é um cálculo que considera, entre outros fatores, o histórico de pagamentos, desde as contas do dia a dia até financiamentos mais longos.

Uma empresa com um bom score de crédito pode contar com alguns benefícios como, por exemplo, obter juros reduzidos na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento.

Em outras palavras, ele ajuda consumidores e empresas a realizarem negócios de crédito com menor custo, mais segurança e agilidade.

Como é calculado o score?

O cálculo leva em consideração o perfil financeiro da empresa ou consumidor.

No caso do seu score pessoal, entram fatores como a renda mensal, histórico de dívidas, estado civil, se está empregado no momento e também seus hábitos de consumo.

Para o score das empresas, são considerados diversos pontos, como:

  • Atualização de dados cadastrais, tanto da empresa quanto do sócio
  • Entrada ou saída de sócios
  • Grau de relacionamento com o mercado, tanto da empresa quanto do sócio
  • Histórico de dívidas, tanto da empresa quanto do sócio
  • Inclusão ou baixa de dívidas vencidas

Com essas informações, é feito um cálculo de pontuação. Quanto maior o score, ou seja, a pontuação, maiores são as chances da pessoa ou empresa conseguir a liberação de crédito.

Como posso melhorar o score da minha empresa?

Melhorar a pontuação do score faz parte de um processo de mudança de comportamento, para que outras empresas vejam seu negócio de uma maneira mais positiva. Sua empresa pode ter um score melhor seguindo estas dicas.

1 – Mude o comportamento da sua empresa

Talvez você precisará tomar medidas, muitas vezes, radicais a fim de que sua empresa possa ficar bem diante do mercado de crédito.

Se você está pagando as contas sempre em atraso, mude isso. No próximo mês, comece a pagar adiantado ou, no máximo, na data de vencimento. 

2 – Negocie e pague as dívidas da empresa

Coloque a quitação de dívidas como um item de alta prioridade entre as obrigações da sua empresa.

Para conseguir pagar os débitos existentes, você precisa estabelecer um fluxo de caixa simples, que te permita ter o dinheiro disponível quando as contas forem vencer. Existem diversas ferramentas gratuitas que irão te ajudar nesta tarefa.

Ao realizar compras para seu negócio, negocie à vista ou parcelado, sempre verificando as melhores propostas.

3 – Não misture as despesas da empresa com a sua conta pessoal

Um dos maiores erros dos empreendedores é usar o dinheiro da empresa como se fosse seu. Você deve separar suas despesas das despesas da empresa.

4 – Mantenha os dados da sua empresa atualizados

É muito importante que você mantenha as informações atualizadas da sua empresa, como telefone de contato, endereço, capital social, dentre outros itens, nas instituições como Serasa, Boa Vista, bancos, etc.

5 – Tenha o seu Cadastro Positivo ativo

O Cadastro Positivo é um registro sobre a pontualidade do pagamento de suas contas. Pagando as contas em dia, você vai gerar um histórico que pode ajudar a aumentar o seu score.

Você pode saber mais sobre seu Cadastro Positivo nos sites do SPC, Boa Vista, Serasa ou Quod.

Quando você não paga suas obrigações em dia, você pode ser negativado e a sua pontuação cai. E mesmo que você volte a pagar tudo em dia, lembre-se que a recuperação da pontuação não é imediata.

Quer saber mais sobre crédito para micro e pequenas empresas? Visite nosso site e conheça as opções de crédito que temos para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *