De acordo com um levantamento feito em 2022, 43% dos brasileiros que usam o Whatsapp já sofreram tentativas de golpes através do aplicativo.

Se uma oferta que parece boa demais para ser verdade chegou em seu Whatsapp, e-mail, SMS ou qualquer outro meio digital, desconfie. Ainda que a mensagem tenha vindo de um amigo ou parente, vale sempre lembrar que o celular dessa pessoa pode ter sido clonado, e do outro lado da tela está, na verdade, um golpista.

Os principais argumentos que os criminosos utilizam são a urgência, informando que precisam de dinheiro o mais rápido possível, e a necessidade, no qual enviam um link de ofertas imperdíveis de produtos, serviços e empregos.

Qual o golpe mais comum no Whatsapp?

O golpe mais comum é a clonagem da conta do Whatsapp, que faz com que a pessoa forneça um código para clonarem o app e extorquir dinheiro de familiares e amigos.

O golpista se passa por uma empresa conhecida, como sites de varejo, ou oferece alguma oportunidade – de evento ou de trabalho, por exemplo – que seja interessante para a vítima.

O criminoso envia uma solicitação para o número de celular da vítima e, em seguida, pede o código de seis dígitos do Whatsapp que aparece na tela, o que permite que eles habilitem a conta em outro celular.

Para evitar esse golpe, nunca passe qualquer código para ninguém. Além disso, ative a confirmação de duas etapas nas configurações do Whatsapp.

Golpes do emprego pelo Whatsapp

Você já deve ter recebido uma oferta tentadora de emprego via Whatsapp. Este é um dos golpes mais utilizados atualmente e consiste em enviar um link com uma oferta de trabalho e salário bastante atrativos, mas que não passa de um golpe.

Exemplo de mensagem do golpe do emprego

Ao clicar no link enviado, a pessoa é redirecionada para um site ou para um aplicativo, que solicita informações diversas, como nome, CPF, data de aniversário, credenciais de redes sociais e até dados bancários. Assim, ao ter posse das informações, os criminosos conseguem, por exemplo, realizar diferentes tipos de golpes.

A fraude costuma ir além: em alguns casos, o golpista informa que só é possível iniciar no suposto cargo após a realização de um treinamento, que, para fazer parte, a pessoa deve pagar uma taxa. Feito o pagamento, os criminosos encerram o contato, e a pessoa perde o dinheiro.

Nunca clique em links enviados por pessoas desconhecidas. Eles podem te direcionar para um site fraudulento ou para a instalação de um aplicativo malicioso.

Caí no golpe. E agora?

Não apague a mensagem que você recebeu nem bloqueie a pessoa que a enviou, mesmo se estiver com medo. A conversa pelo Whatsapp pode ser usada como prova judicial.

Reúna provas. Guardar os prints da conversa é fundamental, mas não resolve tudo. Junte outras informações, como número de telefone do golpista, código do Pix e banco que recebeu o pagamento (caso tenha sido feito).

Envie todas as informações que você tiver para o e-mail support@whatsapp.com, denunciando o número e mandando print da conversa. No caso de perfil falso, solicite que seja imediatamente retirado do ar. Você pode também usar a página de suporte do aplicativo.

Registre um Boletim de Ocorrência em uma delegacia virtual. Cada estado brasileiro tem a sua própria plataforma e você deve seguir as recomendações do site oficial.

Você também pode denunciar o número do golpista pelo próprio Whatsapp. Para isso, basta:

  1. Acessar a conversa
  2. Clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela
  3. Clicar em mais
  4. Clicar em denunciar

4 thoughts to “Golpes no Whatsapp se tornam cada vez mais frequentes

  • Annabella Mathis

    Personal classified ads facilitate connections between individuals with similar interests or needs. Whether someone is searching for a tennis partner, a roommate, or a romantic relationship, these ads provide a platform to find like-minded individuals within the local community.

    Responder
  • Jakobe Mccoy

    Hey! I stumbled upon your blog and this post really stood out to me. The way you explained the topic was clear and concise, making it accessible to readers of all backgrounds. Thank you for breaking it down in such an understandable way. Can’t wait to read more from you.

    Responder
  • Camilla Bautista

    Hello! I just wanted to say how much I appreciated this blog post. Your writing is always so engaging and informative. It’s clear that you have a deep understanding of the subject matter. Thank you for sharing your expertise with us. Looking forward to your next post!

    Responder
  • Evan Reid

    Greetings! I just finished reading this blog post and felt compelled to leave a comment. Your analysis on this subject was spot-on and gave me a lot to think about. I appreciate the time and effort you put into creating such valuable content. Looking forward to more posts from you!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *