Como cobrar os clientes inadimplentes?

Esta é uma questão inevitável para qualquer empreendedor.

Afinal, se você recebe suas vendas com boletos, crédito ou qualquer modalidade de pagamento que não seja à vista, cedo ou tarde, terá que enfrentar uma inadimplência.

A falha em executar cobranças é, muitas vezes, um dos principais pontos que levam as empresas a enfrentar dificuldades financeiras.

Quando isso acontece, o primeiro impacto acontece no fluxo de caixa, pois a entrada dos recebimentos sofre uma queda. Seu capital de giro reduz e a receita do mês é menor. Neste caso, sua empresa poderá precisar de um empréstimo para suprir o caixa.

É importante ter um processo de cobrança organizado e controlar os clientes inadimplentes.

Você pode reduzir os atrasos de clientes com algumas medidas, confira aqui.

Precauções básicas

Tenha sempre um cadastro completo de seus clientes, realize a análise de crédito e consulte o CPF ou CNPJ para entender o perfil dele.

Defina um score mínimo de crédito para aceitar um negócio, sempre levando em conta as características da sua empresa.

Lembretes de vencimento

Enviar lembretes sobre o vencimento para o cliente evita os atrasos por esquecimento ou distração.

Procure automatizar o envio através ferramentas disponíveis no mercado para o disparo automático de e-mails, SMS ou mensagens no WhatsApp.

Antes de cobrar, analise o caso

Se o pagamento não foi identificado, o primeiro passo é analisar se não houve algum erro interno.

Depois, verifique o histórico de relacionamento com o cliente e a importância dele para sua empresa.

Afinal, não vale a pena perder um bom cliente por um problema que possa ser momentâneo.

Negocie para preservar o cliente

Adote uma postura conciliadora e tente fazer o máximo para preservar a relação com o cliente.

Procure entender os motivos da inadimplência e apresente soluções como o abono de multas e juros, parcelamentos, aumento do prazo e descontos.

Carta de cobrança

Uma carta de cobrança é um documento que comunica ao devedor a existência de uma dívida. A opção de acionar o cliente na justiça torna-se necessária somente depois de se esgotarem todas as outras opções.

Utilize um tom amigável para que o cliente não se sinta ofendido. O Código de Defesa do Consumidor condena qualquer tipo de ameaça, constrangimento ou exposição ao ridículo.

Uma carta de cobrança bem elaborada pode ser uma forte aliada para a redução de clientes inadimplentes.

Abra mão do cliente

Se nenhuma abordagem funcionar e o cliente não colaborar com as negociações, será necessário tomar medidas de cobrança mais duras.

O melhor é usar os cadastros de inadimplentes como SPC ou Serasa, cartórios ou mesmo empresas e serviços de cobrança, evitando assim que o cliente receba notificações diretamente de sua empresa, o que pode prejudicar sua imagem.

Equipes de cobrança preparadas tem maior assertividade ao contatar e negociar com o devedor, aumentando as chances de recuperação do crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *